segunda-feira, 21 de março de 2016

Aparelho ortodôntico: second round!!!



É isso... irei colocar aparelho ortodôntico pela segunda vez!

Para enquadrar um bocadinho a história e os próximos post's, quando tinha 13/14 anos coloquei aparelho fixo pela primeira vez porque os meus dentes estavam bem tortos, tinha inclusive um canino superior literalmente encavalitado em cima do pré-molar. Esse pré molar foi à vida para o canino poder descer! O tratamento durou até aos meus 17 anos, altura em que tirei o aparelho e fiquei com uns dentes todos direitinhos e perfeitos.

"E então porque é que vais colocar aparelho outra vez?" perguntam vocês.

Porque entretanto eles entortaram, uma parte por culpa minha outra por culpa dos maléficos sisos!

A parte em que tenho culpa prende-se com a quase não utilização do aparelho de contenção superior que devemos usar depois de remover o aparelho fixo. Eu devo tê-lo usado religiosamente durante o primeiro mês para dormir, depois disso ou me esquecia ou simplesmente não me apetecia. Pensei que não seria por não usar todos os dias que os dentes iriam entortar... pois enganei-me redondamente!

Passado cerca de um ano depois de tirar o aparelho fixo, num belo dia (só que não) começo a ter fortes dores que eu nem sabia bem onde era: doía-me a garganta, o ouvido e a boca! Febre, dores, mais febre e mais dores. O médico de família diz-me que eram os dentes do siso que estavam a nascer. Medrosa como sou, não fui ao dentista, claro!! Tomei os medicamentos e esperei que as dores passassem. E pronto, lá passaram as dores e eu nunca mais me lembrei dos mais novos habitantes da minha boca... até que quase de dia para dia vejo os dentes do maxilar superior a entortar. No maxilar inferior continuava tudo impecável, até que há cerca de dois anos, salta a contenção fixa que tinha desde que tinha retirado o aparelho fixo! Nem uma semana depois já tinha os dentes visivelmente tortos!

Eu sei que boa parte do que aconteceu foi culpa minha porque, no meio disto tudo mudei de cidade três vezes, tinha muitas outras coisas em que pensar, estive desempregada e os dentistas não são propriamente baratos, certo? 

Então deixei andar... Agora, com a vida pessoal e profissional mais estável, cada vez me sinto mais incomodada com o meu sorriso um pouco desorganizado, chamemos-lhe assim! Como é óbvio os dentes não voltaram ao que eram antes de ter colocado aparelho fixo pela primeira vez, mas quero voltar a tê-los todos direitinhos!

Já escolhi a clínica onde irei realizar todo o tratamento e irei falar-vos da minha primeira visita lá num próximo post!


E vocês?
Usam, já usaram ou pretendem usar aparelho ortodôntico?
Já alguém passou por uma situação semelhante à minha?
Partilhem as vossas histórias nos comentários :)


0 comentários:

Enviar um comentário

A tua opinião é muito importante, deixa aqui o teu comentário! :)

Obrigada pela visita e espero encontrar-te aqui brevemente <3